Cuidado com o que deseja, você pode conseguir!
Muitos já ouviram a frase:
“Cuidado com o que deseja, pois tudo o que “realmente deseja” – o Universo traz para você.”
Mas, como definir o que você almeja para evitar a “praga do desejo realizado”?
Vamos falar sobre a forma correta de avaliarmos os objetivos e interesses de compra de nossos “prospects”, contando com o apoio da Psicologia e da PNL.
Segundo Richard Bandler, a PNL (Programação Neurolinguística) consiste em estudar a estrutura do processo inconsciente que as pessoas fazem para obter sucesso, para modelar e replicar estes comportamentos, obtendo melhores resultados.
Vamos conhecer 3 recursos da PNL que podem nos ajudar a prevenir a “praga do desejo realizado”:
- Formulação de Objetivos;
- O Advogado do Diabo;
- Rapport
- Formulação de Objetivos
Em PNL a formulação de objetivos é a base para tudo que se planeja, deseja ou queira reprogramar e alterar. Esta formulação possui etapas bem definidas por uma série de perguntas, que irão esclarecer o que se realmente deseja. Desta forma, os objetivos são traçados de forma clara.
Este processo ajuda a criar pequenas metas de confirmação durante o trajeto para se atingir o objetivo final e observe que por diversas vezes, infelizmente esta formulação acaba sendo relapsa, descuidada, causando assim “praga do desejo realizado”.
O processo de vendas não é somente vender, tem que saber também para quem vender, pois a venda bem-feita, gera retorno e a confirmação dos seus objetivos.
- O Advogado do Diabo
Este processo requer adequar a nossa percepção sob três valiosas perspectivas:
- a sua visão,
- a visão do outro;
- e uma terceira visão – como se visse a situação numa perspectiva neutra entre o seu interesse e o do outro.
Fazer o papel de advogado do diabo, nada mais é do que se imaginar “na pele de outra pessoa”. Desta forma, você obtém pelo menos mais duas visões diferentes, lhe dando mais profundidade sob todos os aspectos, melhores opções e maneiras de avaliar a mesma situação.
- EU penso e vejo desta forma.
- Como o outro vê e pensa?
- O que uma terceira pessoa (neutra – fora do contexto que vivemos) poderia ver e pensar sobre este mesmo contexto?
O maior objetivo desta etapa é lhe dar mais conhecimento, sabedoria e entendimento da situação.
- Rapport
Uma outra ferramenta importante da PNL é o Rapport – (uma palavra em francês, que se traduz em “sintonia”), uma técnica usada para estabelecer uma ligação, conexão com a outra pessoa. Vem do francês rapporter – “trazer de volta”.
Teoricamente o rapport inclui três componentes comportamentais:
- atenção mútua
- positividade mútua
- coordenação
Com esta técnica, você consegue sintonizar-se com a outra pessoa, tornando essa negociação mais fácil.
Outra valiosa ferramenta usada é o espelho da postura corporal – uma forma de modelar gestos, falas e movimentos corporais – que diminui uma possível rejeição ou indiferença no início de qualquer tratativa de negócios. Esta técnica ajuda a fazer o acompanhamento das ideias e o domínio da situação a seu favor. Costuma-se dizer que aquela pessoa que você acabou de conhecer ou fazer negócio, já é um amigo de anos – eis um excelente sinal de “sintonia e conexão”.
Com estas três ferramentas poderosas da PNL você consegue traçar melhor seus objetivos, sejam eles, de curto ou longo prazo, conhecer toda a situação – minimizando erros ou enganos, e ainda, estabelecer uma sintonia com seus clientes.
Com certeza, uma forma assertiva de DESEJAR E OBTER TUDO O QUE O UNIVERSO TEM PARA LHE OFERECER, sem enganos e desilusões.
Guadalupe Gascon
Parceira Paso Treinamento