Humanização no Atendimento, um desafio intelectual e emocional aos Empreendedores de Sucesso
Diante de um Mercado extremamente dinâmico e exigente, o Empreendedor que zelar por seu desenvolvimento intelectual e emocional terá grandes diferenciais competitivos.
“Ser um empreendedor é muito mais que ter vontade de chegar ao topo de uma montanha; é conhecer a montanha e o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, saber o que você precisa levar e quais ferramentas utilizar; encontrar a melhor trilha, estar comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, preparar-se fisicamente; acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada”.
Aprender a Aprender. Programa Brasil Empreendedor
Manter-se atualizado nos dias de hoje é uma exigência comum a qualquer profissional, por isso, o empreendedor precisa buscar oportunidades e humanizar relações, duas competências necessárias para reconhecer os bons profissionais que possam vir a somar em seu time e dedicar-se genuinamente aos seus clientes e relações.
Buscar oportunidades entre as diferentes definições, também é reconhecer o desafio da venda diante do cenário econômico que nosso país enfrenta, e ousar estratégias diferenciadas que possam quebrar as objeções do preço e desemprego. Assim como, humanizar relações é conhecer o cliente além do que o perfil “padrão” dita e do que você “pensa” conhecer dele.
Quantas mudanças ocorreram em sua volta neste último ano?
Pandemia, Mudança física de trabalho, Liberdade roubada, doenças mentais e emocionais, adaptações financeiras e de trabalho, entre outros desafios pessoais que nem sequer precisamos aqui relatar.
Pois bem, inúmeras são as possibilidades. Mas, como saber?
Se relacionando com o seu cliente.
A humanização no atendimento é algo muito discutido e de grande importância, porque o nosso cliente “pulsa” por pertencimento.
É fato que muitas dificuldades podem ser minimizadas pelo simples ato de ouvir, compreender, acolher, considerar e respeitar o seu cliente numa simples condução de reclamação, ponto de vista, levantamento de necessidades e dores ou até sugestão.
A relação gera sinergia na medida em que a segurança se estabelece. Conheçam agora 4 passos para promover esta sintonia com o seu cliente.
Caráter – é uma construção seguida de escolhas, ou seja, é a combinação de qualidade que distingue quem você é por dentro e não somente a fachada externa que às vezes quer passar;
Competência – o seu conhecimento e domínio sobre o produto, serviço e benefício que oferece a seus clientes, é o fruto de seu aprendizado e de experiências acumuladas;
Credibilidade – mérito de pessoa que demonstra confiança. Uma referência difícil de ser conquistada, mas simples de se perder. Por isso, cultivá-la é manter-se fiel em seus princípios.
Congruência – quando suas palavras combinam com suas ações, ou seja, você pratica o que de fato diz e promete fazer.
Praticar é a palavra do momento. Conceitos são para justificar e facilitar ensinamentos, mas experienciar se torna necessário para perpetuar relações junto ao seu cliente, o qual se demonstra cada vez mais exigente. Apenas possuir o título de formação não o sustentará neste Mercado, que requer profissionais capazes de ousar, reaprender, conviver, sentir e compreender.
Assim, como afirma o psicólogo Daniel Goleman, “quem tem inteligência emocional geralmente é confiante, sabe trabalhar na direção de suas metas, é adaptável e flexível”.
Por isso, busque conciliar sua inteligência emocional com seu capital intelectual e conquiste assim, negócios e relações das quais possa se orgulhar por toda uma carreira.
Paula Souza
Especialista em Comportamento Humano – Paso Treinamento