Inteligência Emocional para Síndicos

Inteligência Emocional para Síndicos

O contexto da Inteligência Emocional ganha espaço e relevância nos mais diferentes cenários profissionais. A função de Síndico, diante as inúmeras responsabilidades e obrigações diárias, está diretamente ligada às relações interpessoais. O Síndico seja ele profissional ou morador necessita reconhecer suas competências, assim como, aprender a lidar com os fatores emocionais para solucionar conflitos, administrar as relações internas, gerir seus administradores, terceiros, parceiros, conduzir assembleias e zelar por um convívio harmonioso e de respeito em seus condomínios.

A palavra emoção vem do latim EMOVERE, onde o “E” significa energia, enquanto o “MOVERE” traduz movimento. Na prática, podemos resumir que EMOÇÃO é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais, e surgem quando o cérebro recebe um estímulo externo.

Uma das principais características da Inteligência Emocional está na capacidade de controlar impulsos e canalizar emoções. Podemos afirmar que ambas são de fundamental importância para um síndico obter sucesso em suas funções. Diante da possibilidade de palestrar sobre Inteligência Emocional a Síndicos em diferentes estados brasileiros, ofereço a eles, a oportunidade de refletir sobre duas questões:

1. O que te satisfaz no papel de Síndico?

2. Qual a imagem que te define quando está lidando com conflitos?

As respostas são diversas, mas algumas muito comuns: gostar de lidar com pessoas, ser paciente, ter eficiência para
solucionar conflitos e gostar da profissão.

Um ponto importante para compreendermos o papel da Inteligência Emocional, é definirmos a diferença entre emoções e sentimentos.

Muitos afirmam sermos capazes de controlar as nossas próprias emoções, mas o processo emocional é químico e ocorre por diferentes neurotransmissores – substâncias produzidas nos próprios neurônios, as quais se encarregam de transmitir as mensagens recebidas. Sendo assim, a nossa capacidade está focada para potencializar a consciência de como reagimos diante a cada emoção que nos é gerada.

Exemplos: Quando um síndico está em uma reunião entre condôminos e algo nela ocorre gerando discussões, reclamações e até ofensas sobre a sua atuação profissional – se torna difícil controlar o tipo de emoção que será despertada no Síndico – ou seja, se os pés formigam, o corpo esquenta ou o sentimento de raiva e frustração surge, todos são inconscientes.

A capacidade para a Inteligência Emocional se dá na medida em que ao reconhecer as mudanças em seu temperamento, o síndico consiga controlar as respostas e o impulso para dar continuidade à reunião e até mesmo para apresentar alternativas e soluções aos problemas apresentados.

Nota que o desafio está para gerir os sentimentos que ficarão diante das emoções geradas. Eis o processo da Inteligência Emocional.

Estratégias para melhor conduzir as relações se tornam cruciais e necessárias no processo de aprendizagem a este
profissional. Aprender como informar as regras obrigatórias sendo elas necessárias para o melhor convívio, também
possuem técnicas para aumentar o nível de compreensão.

Adotar postura protagonista e evitar o papel de vítima é outra dica de ouro ao Síndico que deseja obter sucesso em sua jornada profissional.

Exercícios para relaxar a MENTE, controlar o stress e a ansiedade podem contribuir de forma positiva, se praticados
com disciplina e rigor.

Desejo a todos os profissionais do setor consciência para sempre buscar recursos e alternativas para melhor conduzir
suas atividades e sentimentos diários.

“Quando acreditar que já deu o seu melhor, duvide, você pode ir muito mais além!”

Paula Souza
CEO e Diretora Educacional e de Aprendizagem da Paso Treinamento

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Paula Souza é presidente e fundadora da Paso Treinamento. Com grande Know-how no mercado de desenvolvimento humano, está há mais de 22 anos entregando soluções para a capacitação de pessoas e organizações no Brasil e países como os Estados Unidos, Argentina, México e Uruguai.

Com formações em Gestão de Pessoas, Psicodrama, Business and Executive Coaching, PNL, Leader Coach, Analista Comportamental, Coach de Carreira e Consultora 360º teve a oportunidade de entregar grandes projetos a referentes empresas multinacionais.

Desenvolveu programas de Liderança, Onboarding, Employee Experience, Inteligência Emocional, Comunicação Não Violenta, Gestão de Conflitos, Desenvolvimento de Corretores de Seguros, Jovem Aprendizes, Sucessão, entre outros.

Lecionou para instituições como SENAC, FUNENSEG, SINCOR e SBCS.

Atualmente é Diretora Instrucional na Paso Treinamento e idealizadora do Programa O PRIMEIRO VOO – lançado em 2018 com o objetivo de proporcionar o AUTOCONHECIMENTO.

Paula Souza

E-mail: paula@pasotreinamento.com.br

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